
fonte : IA
Flavio Sartori

iPhone livre! (?)
O cerco fechou para a Apple no Brasil! A gigante da tecnologia tem 90 dias para permitir o sideloading (instalação de apps de fora da App Store) e pagamentos de terceiros no iPhone. A decisão veio após o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) revogar a liminar que suspendia a determinação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
A briga começou com um processo do Mercado Livre, que acusa a Apple de sufocar a concorrência ao obrigar desenvolvedores a usarem apenas a App Store e seu sistema de pagamento. O juiz Pablo Zuniga, responsável pelo caso, argumentou que o iOS fechado prejudica a competição e dificulta a entrada de novas empresas no mercado digital.
Como já fez nos EUA e na União Europeia, a Apple alegou que a decisão compromete a segurança e a privacidade dos usuários. Além disso, reforçou que acredita em mercados competitivos e que enfrenta concorrência em todas as áreas onde atua.
O Mercado Livre não está sozinho nessa batalha. Em janeiro, a Meta também entrou com um processo acusando a Apple de privacy washing – ou seja, usar a privacidade como desculpa para barrar concorrentes, como todos sabem a Meta é muito "preocupada" com a privacidade de seus usuários.
Recentemente, outras empresas reclamaram da famosa taxa de 30% cobrada na App Store.
E não para por ai, devido aos entraves que a Apple coloca nos iPhones, os proprietarios desses aparelhos não podem usar o novo Pix por aproximação. Um deles é que a empresa da maçã cobrar taxas para utilização de instuições financeiras.
E você sabe, nem a Apple e os bancos tem dinheiro para isso (?!?)
Agora, resta saber: a Apple vai acatar a decisão ou vai tentar mais um drible jurídico? Os próximos capítulos prometem.
Comentários
Postar um comentário