Conif e ConTIC premiarão projetos inovadores de conectividade de estudantes dos institutos federais



Flavio Sartori

O Prêmio Inova 2025 chega à sua terceira edição com a missão de incentivar soluções inovadoras voltadas ao desenvolvimento sustentável, utilizando tecnologias de conectividade. A iniciativa é uma parceria entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC), com o apoio da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

As inscrições para o Prêmio Inova 2025 estarão abertas até o dia 26 de maio, e a premiação reconhecerá três protótipos de soluções inovadoras que promovam um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Neste ano, o processo de seleção das equipes conta com uma novidade: a utilização de inteligência artificial (IA) para avaliar as melhores soluções. As três equipes finalistas apresentarão seus projetos durante o Painel Telebrasil 2025, evento que ocorrerá nos dias 2 e 3 de setembro, em Brasília.

O presidente-executivo da ConTIC e da Telebrasil, Marcos Ferrari, destacou a relevância da premiação ao proporcionar aos estudantes contato direto com executivos de grandes empresas. “Essa parceria tem levado os estudantes a terem contato com executivos de grandes empresas, gerando oportunidades únicas”, afirmou Ferrari. Ele também ressaltou que projetos apresentados em edições anteriores conseguiram financiamento para sair do papel e contribuir para o desenvolvimento do país.

A presidente do Conif, Ana Paula Giraux, reforçou a importância do prêmio para a Rede Federal. “É uma oportunidade desenhada para a Rede Federal, fruto de uma parceria de sucesso, que valoriza o que tem sido feito nas nossas instituições com projetos de pesquisa e extensão”, afirmou.

O edital do Prêmio Inova 2025, publicado no dia 12 de março, estabelece que as iniciativas participantes devem ser desenvolvidas no âmbito de projetos de extensão ou pesquisa. As propostas devem estar alinhadas às linhas de Extensão Tecnológica ou Pesquisa Aplicada de instituições vinculadas à Rede Federal.

Além dos prazos e critérios de seleção, o documento também especifica os termos de participação e os pré-requisitos para a submissão dos projetos. O edital completo está disponível no site do Conif.

Desde sua criação, o Prêmio Inova tem impulsionado a inovação em diferentes setores. Em sua primeira edição, premiou soluções voltadas ao agronegócio. No segundo ano, a competição expandiu seu foco para saúde e bem-estar, agronegócio e gestão pública. Para 2025, a expectativa é de que os projetos contemplados apresentem contribuições ainda mais significativas para o desenvolvimento sustentável por meio da tecnologia.

Com um histórico de impulsionar projetos inovadores e gerar oportunidades para estudantes e pesquisadores, o Prêmio Inova 2025 promete ser mais um marco no fomento à inovação e ao uso da conectividade em prol da sociedade.

Comentários