Flavio Sartori
Vencedor do Oscar 2025 e premiado em mais de 60 festivais internacionais, o documentário “Sem Chão” (“No Other Land”) chega aos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira, 13 de março, com distribuição da Synapse Distribution. Antes disso, terá pré-estreias em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador e Niterói. No dia 12, o CineSesc, em São Paulo, exibirá o filme gratuitamente, seguido de um debate com o jornalista Leandro Demori, Yuri Haasz (Vozes Judaicas pela Libertação) e o ativista Thiago Ávila.
O documentário acompanha a luta de Masafer Yatta, na Cisjordânia, onde a população enfrenta expulsões e destruição de casas sob ocupação israelense. Filmado ao longo de cinco anos pelo ativista palestino Basel Adra, o longa foi dirigido em parceria com o jornalista israelense Yuval Abraham, além de Hamdan Ballal e Rachel Szor.
Aclamado internacionalmente, “Sem Chão” conquistou o Spirit Awards, o Gotham Awards, o European Film Awards, além de prêmios em festivais como Berlim, Amsterdã e São Paulo. No Oscar, Adra e Abraham fizeram discursos contundentes denunciando as ações de Israel e pedindo o fim da ocupação e da destruição em Gaza.
Mesmo com o prestígio, o documentário enfrentou dificuldades para distribuição nos Estados Unidos, estreando em circuito limitado. No Brasil, sua chegada coincide com um momento de alta tensão no Oriente Médio, intensificado pelas recentes declarações do presidente americano Donald Trump sobre a retirada de palestinos da Faixa de Gaza.
Comentários
Postar um comentário