EDP impulsiona inovação e sustentabilidade no Web Summit Rio 2025 com desafios para startups, comunidade e universidades
![]() |
fonte : IA |
Flavio Sartori
A EDP, empresa que atua em todas as áreas do setor elétrico brasileiro, marcará presença mais uma vez no Web Summit Rio, um dos principais eventos globais de tecnologia e inovação, que acontecerá entre os dias 27 e 30 de abril, no Rio de Janeiro (RJ). Durante o evento, empresas, startups e investidores do Brasil e do exterior se reunirão para debater tendências e compartilhar novas ideias.
Como parte de suas iniciativas no Web Summit, a EDP está promovendo desafios em três segmentos estratégicos: ecossistemas de inovação, organização social e universidades. O objetivo é impulsionar a participação de estudantes, comunidades e startups no evento, avaliando novas ideias voltadas para mudanças climáticas e sustentabilidade, além de fortalecer conexões estratégicas com esses públicos.
No segmento de startups, a EDP, em parceria com o Base27 (Espírito Santo) e o Energy Hub (Rio de Janeiro), busca soluções para antecipar eventos climáticos extremos, fortalecer redes de distribuição e transmissão de energia e garantir um fornecimento mais confiável e sustentável. As startups participantes terão a oportunidade de apresentar soluções inovadoras baseadas em quatro pilares fundamentais:
- Previsão e Monitoramento Proativo: Uso de modelagens climáticas e dados em tempo real para antecipar eventos climáticos críticos.
- Gestão e Resposta Rápida: Desenvolvimento de ferramentas para manutenção preventiva e corretiva, minimizando interrupções.
- Infraestrutura Resiliente: Utilização de materiais e tecnologias inovadoras para tornar as redes elétricas mais robustas.
- Sustentabilidade e Eficiência: Práticas que equilibrem resiliência e eficiência energética, reduzindo custos operacionais e impactos ambientais.
As startups selecionadas – até seis, sendo três de cada hub – ganharão ingressos para o Web Summit Rio 2025 e poderão testar suas soluções com a EDP. Entre os participantes do Base27, a Infinity Foundry se destacou ao apresentar um gêmeo digital para simular eventos climáticos, solução que já está sendo avaliada pelas equipes de inovação e sustentabilidade da EDP.
Em parceria com a Revolusolar, organização sem fins lucrativos dedicada ao combate à pobreza energética, a EDP está promovendo um desafio voltado para a comunidade de Jabaeté, em Vila Velha (ES). Os participantes devem gravar um vídeo de até um minuto relatando como a energia solar transformou sua realidade.
A iniciativa faz parte do projeto Comunidade Solar, desenvolvido pela EDP e pela Revolusolar desde 2023, que busca levar energia renovável e capacitação profissional à região. Os autores dos três vídeos com maior engajamento nas redes sociais serão premiados com ingressos, passagens e hospedagem para o Web Summit Rio. Após o evento, os vencedores compartilharão suas experiências e insights com a comunidade.
A EDP também está promovendo desafios com a ESPM e a PUC-Rio, incentivando a colaboração entre o setor elétrico e o meio acadêmico. Alunos de diversas áreas poderão apresentar suas propostas em vídeo, e as três melhores ideias de cada instituição serão premiadas com ingressos para o Web Summit Rio.
O desafio da ESPM foca na economia circular aplicada à poda de árvores, um processo essencial para a distribuição de energia. Com o aumento das ocorrências climáticas extremas, a gestão sustentável desses resíduos tornou-se um desafio ambiental e operacional. A proposta é buscar alternativas inovadoras para reaproveitamento e descarte responsável.
Já o desafio da PUC-Rio aborda as mudanças climáticas e incentiva os estudantes a desenvolverem projetos para antecipação e mitigação dos impactos desses eventos. As três melhores soluções serão reconhecidas e premiadas.
“Promover esses desafios faz parte das nossas iniciativas para nos conectar com diversos públicos e engajá-los no universo da energia e da inovação, junto com a EDP. Mais uma vez estaremos em uma das maiores conferências de tecnologia do mundo e queremos dar a oportunidade a esses públicos de estarem lá conosco, acompanhando as principais tendências e pensando no futuro da energia”, destaca Rafaella Fatureto, gestora de Inovação da EDP na América do Sul.
Com essa série de desafios, a EDP reafirma seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a criação de oportunidades para que diferentes setores da sociedade contribuam para um futuro energético mais eficiente e resiliente.
Comentários
Postar um comentário