Recuperação Judicial em Queda: Fevereiro Registra o Menor Número de Pedidos Desde Dezembro de 2023

 

fonte : Serasa

Flavio Sartori

O mês de fevereiro registrou o menor número de pedidos de recuperação judicial desde dezembro de 2023, com 122 solicitações. Esse índice representa uma queda de 27,8% em relação ao mesmo período de 2024, conforme revela o Indicador de Falências e Recuperações Judiciais da Serasa Experian.

Do total de solicitações, a maior parte (78) foi feita por micro e pequenas empresas, seguidas pelas médias (27) e grandes companhias (17). A economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, avalia que a redução pode estar associada a uma maior capacidade das empresas de renegociar suas dívidas.

"Houve uma desaceleração no ritmo de pedidos de recuperação judicial nos últimos dois meses. Entretanto, a expectativa de enfraquecimento da atividade econômica, devido ao ambiente restritivo de juros, sugere potencial aumento dos pedidos ao longo do ano", destacou Camila.

Outro fator de alerta é o número recorde de empresas inadimplentes. "Em janeiro de 2024, foram registradas 7,1 milhões de empresas inadimplentes, o maior patamar da série histórica. Se houver deterioração adicional, consequentemente poderá ter reflexos nos pedidos de recuperação judicial", complementou a economista.

O levantamento também revelou que o setor de serviços liderou os pedidos de recuperação judicial em fevereiro, com 58 solicitações, enquanto o setor primário registrou o menor número, com apenas sete pedidos.

Os pedidos de falência também apresentaram queda em fevereiro, com 60 solicitações, o que representa uma redução de 25% em comparação ao mesmo período de 2023. Novamente, as micro e pequenas empresas lideraram as solicitações (30), seguidas pelas médias (21) e grandes (9).

Na análise por setor, o serviço também registrou o maior volume de pedidos de falência (23), seguido pela indústria (18), comércio (16) e setor primário (3).

Comentários